quarta-feira, 18 de abril de 2012

Procuração ? Homologação? FGTS?

Bom este post eu vou escrever para ajudar explicar no meu caso, quais foram os procedimentos que eu tive que realizar para os itens (Procuração, Homologação e Saque do FGTS)


Procuração



Talvez tenham pessoas que não saibam o que é, por isso vou explicar resumidamente, procuração se trata de um documento, no qual você designa alguém para atuar em seu nome, podendo ser qualquer pessoa, desde alguém da sua família, como o seu advogado. No meu caso, eu fiz a procuração pelo simples motivo que se ocorresse algum problema com o meu desligamento da empresa ou qualquer outro problema no banco, por exemplo, alguém no Brasil poderia cuidar da parte burocrática por mim, é muito importante deixar uma procuração com alguém aqui, antes de viajar.



Vale lembrar que, como a pessoa pode responder por você, só fazemos procuração para pessoas que realmente confiamos hein.


Eu fiz a minha procuração na segunda-feira (16/04) - e precisei levar os documentos de RG e CPF e o comparecimentos das pessoas envolvidas, além de pagar o valor de R$151,00 pela procuração. Fiz a minha procuração no cartório de Taboão da Serra.


Homologação




Não vou saber explicar em termos técnicos e não sei se vai ser a melhor explicação sobre a homologação, mas resumidamente e ao meu ver é o processo que a empresa oficializa para o sindicato o seu desligamento dela, onde é possível conferir se os valores que foram depositados previamente na sua conta estão corretos ou não e para eles darem os papeis para saque do FGTS e entrada no Seguro-desemprego no caso de ser demitido pela empresa sem justa causa.


Eu não tenho conhecimento se é no meu sindicato apenas (SINDPD) ou se são em todos, mas me informaram que para realizar a homologação na sede do próprio sindicato, o funcionário tem que ter mais de 1 ano de empresa, como eu trabalhei 1 ano e 3 meses na minha última empresa, vou precisar fazer a homologação na sede do meu sindicato.


Entretanto, eu tenho um problema em relação a isso, como eu sai no dia 02/04/2012, e o prazo para agendamento da homologação são 20 dias úteis, é bem provável que a data da minha homologação seja depois da data do embarque, por este motivo, esta semana eu fiz a procuração para que o meu primo ou minha tia tenham que fazer a homologação no meu lugar.


FGTS




Para explicar o que é o FGTS para os que não tem conhecimento, peguei a resposta da internet e achei bem completa, segue a mesma:


"O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado em 1966 e atualmente regulado pela Lei nº 8.036, é um conjunto de recursos financeiros administrados pelo Estado brasileiro com a finalidade principal de amparar os trabalhadores em algumas hipóteses de encerramento da relação de emprego, sendo também destinado a investimentos em habitação, saneamento e infra-estrutura.


A principal fonte de recursos do FGTS são os depósitos mensais dos empregadores nas contas vinculadas dos trabalhadores, abertas na Caixa Econômica Federal."

Como eu consegui ser demitido da minha empresa, eu tenho o direito de retirar a parte do FGTS que foi depositado pela minha última empresa. Eu optei por retirar porque vou deixar investido em alguma coisa, Poupança ou qualquer outra coisa, eu não sei se depois de um tempo que você deixa na conta da Caixa, você por acaso não pode sacar, mas acho que não existe este prazo para realizar o saque, mas prefiro deixar na conta que vou mantar aqui no Brasil.



Bom, acho que é isso, qualquer dúvida que tiverem deixe um comentário no post que eu respondo ^^


3 days!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário